assinar feeds: Posts | Comentários | Por e-mail    Translate to English Translate to German Translate to Spanish Translate to French Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Russian Translate to Chinese

Aprendendo a usar stencils e máscaras

34 comments
Aprendendo a usar stencils e máscaras

Uma das grandes dificuldades de quem faz scrapbook, principalmente no Brasil, é o alto custo dos materiais – a maioria deles importados. Mas é possível criar seus próprios papéis, usando diversas técnicas que vamos apresentar neste blog ao longo do tempo. Hoje temos a primeira delas: usar stencils e máscaras é uma forma simples e rápida de personalizar seus layouts, sem gastar muito.

Se você ainda não conhece, veja a diferença entre eles: no stencil, você irá preencher com a tinta a parte interna do desenho; e nas máscaras, a parte externa. Assim, com um stencil de círculo, por exemplo, você irá ter como resultado o próprio círculo; com uma máscara de círculo, o resultado será o contorno dele.

Você pode cortar os seus próprios stencils e máscaras usando transparência, acetato ou papel (nesse caso, ele não terá durabilidade), um estilete ou máquinas de corte, como a Cricut. Crie seus desenhos e deixe seu trabalho ainda mais personalizado. O mais legal de usar esses materiais é misturar formas e cores, criando várias camadas, como eu fiz nesses exemplos!

Background círculos e letras

O ideal é começar pela cor mais clara, para que você vá avaliando o efeito até chegar ao que deseja. Coloque o stencil na posição desejada e borrife com tinta spray. Eu usei o Glimmer Mist. Para tirar o excesso da tinta, eu uso o rolo de papel toalha (depois você pode até usar o papel toalha que fica “carimbado” em seus projetos de mixed media).

Use outro stencil, com a segunda cor.

Aqui usei o stencil de círculos novamente, mas com uma cor mais forte.

Veja aqui o resultado dessa página!

Background Notas Musicais

Agora vamos aprender a usar as máscaras. Essa que estou usando é do Tim Holtz. Solte a máscara com cuidado. Posicione a máscara sobre o papel. Borrife a tinta spray, de leve. Eu não ligo para essas gotas maiores de tinta, mas se você não quiser, vai precisar treinar um pouco a mão.

Além do Glimmer Mist vermelho, eu usei também um dourado, para dar um pouco de brilho. Vejam o resultado desse background. 

Máscaras no tecido

Stencils e máscaras também são muito legais para pintar tecidos. Nesse exemplo, vou mostrar a vocês como eu fiz a capa do meu álbum December Daily. Para fazer meu December Daily de 2009 (que ainda não está pronto!!!), escolhi o álbum de canvas da Donna Downey, fabricado pela Prima. Usei como máscaras várias estrelinhas de madeira, em diversos tamanhos (fica aí mais uma dica: você pode usar qualquer objeto como stencil ou máscara!). Coloquei as estrelinhas na posição desejada.

Borrifei a tinta spray: o mesmo Glimmer Mist vermelho que usei anteriormente. Para que as estrelas não ficassem muito brancas, tirei as máscaras e borrifei Glimmer dourado, além de uma mistura de pigmento dourado com água. Pena que na foto não dá pra ver, mas o tecido ficou com um brilho muito legal!

Você também pode usar seus stencils e máscaras com carimbeiras e tinta acrílica. O segredo para usar a tinta é deixar o pincel bem seco e ir dando batidinhas de leve; caso contrário, a tinta vai migrar e borrar todo o seu trabalho.

Agora, um presentinho pra vocês: o arquivo SVG com o stencil de círculos que eu fiz, pra você cortar na Cricut usando o SCAL.

Clique aqui para fazer o download!

Eu corto meus stencils naqueles acetatos de capa de pastinha, que vendem em papelaria. São bem mais resistentes que transparência, não entortam e é só lavar após cada uso pra se manterem novinhos!

Dica originalmente publicada no site ScrapbookBrasil.
  • thiago

    Olá! Faço minhas próprias camisetas com stencil ha alguns anos e sempre capt umas idéias diferentes dos mais variados cantos da internet. gostei muito dessa idéia do glimmer mist caseiro, e gostaria de saber se ele fixa bem em tecido como jeans ou algodão.
    Além disso, existe algum lugar especifico onde voce consiga as padronagens ou figuras para recortar o stencil? estou atras de algumas novas e interessantes.
    obrigado desde já.

  • amanda cristina

    amei os desenhos são lindos shol de bolaa

    • http://scrapmedia.wordpress.com/ Gil Jussara

      Seja bem-vinda por aqui, Amanda!!bjs!

  • Cris Lopes

    Adorei esse tutorial!
    A pagina ficou fantastica!
    Preciso investir em stencils. Os meus sao tao “xumbregas”!!!
    Bjs

    • http://scraparty.com Renata Pacheco

      Cris, eu tenho feito a maioria dos meus stencils, cortando na Cricut. E veja a dica das estrelinhas: são formas que eu tinha aqui há um tempão… Bjs!

      • Cris Lopes

        Eh verdade, Re! Ando com a mente limitada! E mais uma vez, a Cricut me rondando… Pelo visto, logo logo adquirirei uma!
        Bjs

    • http://scrapmedia.wordpress.com/ Gil Jussara

      Cris, eu tenho stencil de tudo que é jeito e uns que não dava nem para imaginar…. depois vamos colocar mais opções aqui, mas confesso que, normalmente os mais “xumbregas”e que produzem os efeitos mais legais!!!! bjos!!!

  • http://www.scrapbook-trends.com Nat

    what a beautiful new site- love it!!!! Congrats you all!

    • http://scraparty.com Renata Pacheco

      Thank you, Nat!!! I’m very happy you’re here!

    • http://scrapmedia.wordpress.com/ Gil Jussara

      Nat, thank you so much!!!! I love your work!!! I very happy you’re here, too!!!

  • Rosane

    Esta dica é muito lebal, dá pra fazer muitos trabalhos. Obigada!

    • http://scrapmedia.wordpress.com/ Gil Jussara

      Rosane,
      que bom que você está aqui com a gente!!!bjs!!

  • Edna Stofmeel

    Adorei a dica meninas.
    bjs

  • http://www.scraploverartedesign.blogspot.com Lenice Castro

    O stencil é muito versátil. Só nos resta lembrar de usá-lo, em meio a tantas opções de materiais. Ótima dica.bjs.

  • http://www.euquefizscrap.wordpress.com Ana Paula Silva

    Oi Re! Obrigada pelas dicas! Ontem comprei minha cricut, assim que chegar eu baixo o arquivo q vc disponibilizou! Obrigada mesmo.

    Deixa eu te perguntar uma coisa: eu vejo que vc faz muito trabalho com mixed media, e basicamente tem que ter um cardstok de gramatura boa p fazer esses trabalhos. Onde vc costuma compra-los?? Eu tenho vários aqui, mas sao importados, fico com pena de gastar pra fazer testes, já que eu ainda nao tenho pratica.

    Vc poderia indicar algum lugar onde eu possa comprar de boa qualidade e de preferencia mais baratos?? Basicamente tem que ser branco ou beges né??

    Bjs

    Ana Paula

    • http://scraparty.com Renata Pacheco

      Oi, Ana! Que bom que gostou! E vamos ter muita coisa sobre Cricut aqui!
      Quanto ao cardstock para mixed: na verdade, eu compro bloco de Canson 300g. Aqui em São Paulo tem na papelaria Universitária, mas vc acha em boas papelarias ou lojas de materiais artísticos. Bjs!

      • http://www.euquefizscrap.wordpress.com Ana Paula Silva

        Obrigada Re!! Eles tem 30×30? Vou procurar! Bjsss

        • http://scraparty.com Renata Pacheco

          Nunca vi, acho que não tem não. Ou é A4, ou A3; mas se comprar o A3 vc pode cortar no tamanho 30 x 30. Bjs!

  • Livia

    Oi, Renata! Tentei, tentei e não consegui fazer o download do stencil…
    Toda a vez q tento recortar os acetatos com tesoura ficam umas rebarbas que estragam tudo e olha que até lixa de unha já usei pra tentar “alisar” as bordas. Parece que tem um artefato para esse fim, vc sabe dizer qual é?
    Vou ficar de olho da dica sobre a tinta spray caseira pois realmente os preços dos materiais estão de matar! Obrigada, sempre, pelas dicas e ADOREI as dicas sobre o PS!
    Bjo!

    • http://scraparty.com Renata Pacheco

      Livia, vc não conseguiu baixar ou não conseguiu abrir? Porque para baixar está funcionando. Acabei de fazer o teste novamente, e estou na rede do meu trabalho, nem estou em casa, e deu certo. Esse é um arquivo SVG, então para abri-lo você precisa de programas específicos. Isso será assunto dos próximos posts sobre Cricut, às quartas-feiras. Bjs!

  • http://artesobmedida.blogspot.com Regiane

    Re, eu adoro esse efeito e usar tinta spray! Agora sempre uso nos meus projetos. Tb vicei!
    Bjo

  • Dulce Silva

    Adorei esta dica, agora me diga uma coisa moças, e desculpe se for muito óbvio pra vocês, eu sempre vejo as scrappers a usar o Glimmer Mist o que é exatamente? E é assim tão bom?
    Beijos,

    • http://scraparty.com Renata Pacheco

      Dulce, imagina, não se preocupe com o que é ou não óbvio! Estamos aqui para tirar todas as dúvidas de vocês, no que soubermos!
      Glimmer Mist é uma tinta spray fabricada pela Tattered Angels, uma marca americana. Seus dois diferenciais são a consistência bem líquida e o brilho que deixa no papel, pois contém pigmentos metálicos super fininhos. A grande vantagem é a praticidade, eu mesma sou viciada nessa tinta. A desvantagem é o preço no Brasil, muito cara. Mas é possível também fazer uma espécie de Glimmer Mist caseiro, que sai muito mais em conta. Isso será assunto de um dos próximos posts das quintas-feiras, quando falamos de materiais alternativos. Fica de olho! Bjs!

      • Dulce Silva

        Obrigada Renata pela dica. Eu vou ficar aguardando ansiosamente a oportunidade de aprender a fazer em casa. Eu moro em Portugal, então como aqui não tem material para scrap s’eu quiser alguma coisa tenho que pedir pela net. Então, se há modo d’eu aprender será muito bem vindo!
        :)

  • http://www.scrapbykath.blogspot.com Kathia Amorim

    Muuuuuuuito boa essa dica meninas, obrigada!
    Preciso lembrar de comprar tinha spray!rs

    Beijos

    • http://scraparty.com Renata Pacheco

      Kathia, no crop a gente ensinou a fazer uma… logo, logo vamos ensinar por aqui também! Fica de olho! Bjs!

      • http://www.scrapbykath.blogspot.com Kathia Amorim

        Ah, que legal Rê!
        Então acho que vou esperar pra comprar!

        Obrigada.

        Beijos

  • http://showdescrap.blogspot.com/ Cyntia

    Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que legal essa dica. Adorei o efeito!

    Beijos

  • Ondina

    Oi Renata,
    Obrigada!Adorei a dica!!! Mas, pergunta: a cricut corta o acetato da pastinha?

    • http://scraparty.com Renata Pacheco

      Corta sim, Ondina, super tranquilo. Bjs!

  • Ana Paula Gama

    Oba brigada Re pelo stencil…uma pergunta Re…qualquer transparência serve??tem que ser grossa ou pode ser a fininha mesmo tipo aquela usa em retroprojetor??
    bjss

    • http://scraparty.com Renata Pacheco

      Pode ser qualquer uma, Aninha, até mesmo cardstock. A diferença de usar esse tipo de acetato mais grossinho (tipo separador de fichário) é que dura muito mais. A transparência fininha dá pra usar uma ou duas vezes. Bjs!

  • Leticia

    Amei a dica!!!
    bjs
    Le

  • http://mayumi-scraptime.blogspot.com Mayumi

    Fantástico, Rê!!! Obrigada pelo arquivo SVG!
    Mil beijinhos!!!